Niterói terá guia com as árvores mais representativas
- niteroismarhs
- 23 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
Catálogo botânico terá objetivo de fomentar turismo ligado a monumentos.

NI Rio de Janeiro 08/11/2016 Figueira tombada pelo patrimonio em Gragoatá. Foto: Paulo Nicolella / Agência O Globo - Paulo Nicolella / Agência O Globo
As árvores mais representativas do cenário urbano de Niterói serão catalogadas num guia. E os moradores poderão participar, indicando exemplares raros, centenários e exuberantes, marcantes na paisagem de ruas e praças. O objetivo é, já no ano que vem, disponibilizar um guia de bolso com fotos, localização e informações sobre cada espécie, como período de floração e idade estimada e, assim, fomentar o turismo ligado a monumentos naturais, como explica a subsecretária municipal de Meio Ambiente, Amanda Jevaux.
— A gente se inspirou nos guias do Jardim Botânico, do Rio, e no de Londres. As árvores que entrarão no catálogo terão a saúde acompanhada, receberão placas indicativas e iluminação especial. Queremos estreitar a relação dos moradores com as árvores e torná-las pontos de visitação — conta a subsecretária, explicando que o guia será distribuído gratuitamente. — Ele ficará disponível nos equipamentos públicos e em pontos turísticos, como acontece com o Guia Cultural mensal da cidade.
Duas árvores já têm espaço cativo na publicação, que também poderá ser acessada on-line: a imensa figueira localizada em frente ao Forte do Gragoatá e o ipê-rosa que fica na Praça da República, no Centro.
Quem quiser indicar alguma árvore para ser incluída no catálogo deve fotografá-la e enviar a imagem com a respectiva localização para guiabotaniconit@gmail.com. A equipe de áreas verdes da Secretaria de Meio Ambiente vai vistoriá-las para verificar o estado fitossanitário delas, a importância histórica e ambiental.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/niteroi-tera-guia-com-as-arvores-mais-representativas-20496384#ixzz4QpgsR92m © 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Commentaires