top of page

Plataforma da ONU para mapear áreas de preservação ambiental completa 60 anos

  • Foto do escritor: niteroismarhs
    niteroismarhs
  • 14 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

O Banco de Dados sobre Áreas Protegidas, mantido pela ONU Meio Ambiente e parceiros, completa 60 anos em 2019 com informações sobre 245 mil reservas, unidades de conservação e outros territórios sob medidas de preservação ambiental. A plataforma online, de acesso gratuito, consolidou-se como repositório de estatísticas que orientam a tomada de decisões em fóruns globais sobre meio ambiente.

Mico-leão-dourado na Reserva Biológia Poço das Antas, no Rio de Janeiro. Espécie é considerada em perigo pelo Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Foto: Flickr (CC)/Bart van Dorp

Em 1959, o então secretário-geral da ONU, Dag Hammarskjöld, estabeleceu a primeira lista de parques nacionais e reservas ambientais equivalentes. O catálogo viria a se tornar o atual Banco de Dados sobre Áreas Protegidas (WDPA, na sigla em inglês), um projeto conjunto entre as Nações Unidas e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A iniciativa é gerenciada pelo Centro Mundial de Monitoramento da Conservação, vinculado à ONU Meio Ambiente.

Para saber mais sobre a Plataforma clique aqui.

Comments


Postagens em destaque
Postagens recentes
bottom of page