Mutirão sustentável na Resex de Itaipu
- niteroismarhs
- 18 de ago. de 2017
- 1 min de leitura

Com intuito de solucionar a demanda dos pescadores e usuários da Resex de Itaipu no tocante aos problemas advindos do lançamento dos resíduos provenientes da limpeza do pescado no mar, foi realizado, no dia 12 de agosto, um mutirão socioambiental para customização de galões de 200 litros em lixeiras.
A SMARHS articulou, através da Subsecretaria de Sustentabilidade, o transporte de 42 galões vazios do município de São Gonçalo até a Resex. Além disso, representada pela funcionária Janaína Pontes da Subsecretaria e Sustentabilidade, coordenou e participou ativamente da customização de 30 galões na atividade.
Esta atividade foi possível graças a participação de voluntários, algumas instituições sem fins lucrativos e o poder público representados pela SMARHS, CLIN e INEA, que providenciaram o corte, a pintura e a identificação dos galões que servirão de lixeiras. Parte destas lixeiras serão dispostas a partir do dia 19 de agosto para serem utilizados pelos usuários da Praia de Itaipu e do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) em Niterói e outra parte servirá para acondicionamento das vísceras oriundas do pescado da RESEX comercializado na areia.
O incentivo à educação ambiental e à promoção de estratégias de integração com a população local e visitante da Resex são ações fundamentais para que estas áreas exerçam as suas funções, contribuindo desta forma na sua preservação e manutenção. Além de contribuir com o desenvolvimento das ODS4, 13, 14, 15 e 17.



17.
Comments